top of page
Continuidade

Tailândia x Camboja: EUA enviam representantes para mediar cessar-fogo

ree

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que funcionários do Departamento de Estado estavam na Malásia para auxiliar nas negociações de cessar-fogo entre o Camboja e a Tailândia na segunda-feira (28)


O presidente Donald Trump e Rubio estão em contato com as autoridades de cada país e monitorando a situação de perto, disse o secretário em um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado na noite deste domingo (27) nos EUA.

"Queremos que este conflito termine o mais rápido possível", disse ele.


Entenda o conflito entre Tailândia e Camboja


Os países compartilham uma fronteira terrestre de 817 km. A demarcação foi feita pela França, que controlava o Camboja como colônia.

A divisão resultou em uma disputa antiga que envolve áreas onde ficam locais históricos e templos, que os dois países reivindicam propriedade.

O Camboja já havia buscado uma decisão da Corte Internacional de Justiça da ONU sobre áreas em disputa, incluindo o local do confronto mais recente.

Mas a Tailândia não reconhece a jurisdição da CIJ e alega que algumas áreas ao longo da fronteira nunca foram totalmente demarcadas, incluindo os locais de vários templos antigos.

Em 2011, tropas tailandesas e cambojanas entraram em confronto em uma área próxima ao templo Preah Vihear, do século XI, patrimônio mundial da Unesco, deslocando milhares de pessoas de ambos os lados e matando pelo menos 20.


Comentários


bottom of page