top of page
Continuidade

Tufão segue para o Vietnã após deixar rastro de destruição nas Filipinas

ree

O tufão Kalmaegi deixou um rastro de destruição ao passar pelo centro das Filipinas, reduzindo bairros inteiros a escombros e desalojando milhares de pessoas.


A tempestade foi o tufão mais mortal a atingir o país este ano, causando pelo menos 114 mortes, com 127 ainda desaparecidas — a maioria na província de Cebu, um importante destino turístico.

Os moradores começaram a tarefa de resgatar pertences em meio a destroços de suas casas destruídas, enquanto as águas da enchente recuam revelando uma devastação generalizada.

No entanto, o fenômeno ainda representa uma ameaça enquanto se move pelo Mar da China Meridional em direção à costa do Vietnã. A tempestade se intensificou, atingindo força equivalente a um furacão de categoria 4, e deve atingir o centro do Vietnã na quinta-feira (6) à noite — uma região que ainda não se recuperou das enchentes e deslizamentos de terra causados por semanas de chuvas recordes e sucessivas tempestades.

E logo após Kalmaegi, outra tempestade tropical, Fung-Wong – conhecida localmente como Uwan – deve se intensificar e pode se tornar um perigoso fenômeno de categoria 3 ou 4 durante o fim de semana, segundo o Centro Conjunto de Alerta de Tufões, ameaçando causar mais inundações e danos às regiões norte da ilha de Luzon, nas Filipinas.

Comentários


bottom of page